Main Article Content

Resumo

A produção comercial de cerveja artesanal no Brasil é uma temática de exploração recente. Trata-se de um investimento de longo prazo e com custo inicial elevado. Este trabalho, consiste em uma abordagem de plano de negócios de uma microcervejaria artesanal na cidade de São Luís do Maranhão, buscando auxiliar os empreendedores interessados em iniciar negócios nesse mercado. Foram identificados no trabalho as principais características mercadológicas do setor e então elaboradas estratégias operacionais e de marketing.

Palavras-chave

Cerveja Artesanal. Microcervejaria. Plano de Negócio.

Article Details

Biografia do Autor

Eduardo Mendonça Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão

Engenheiro Agrônomo, especialista em Gestão Agroindustrial e Engenharia de Produção. Mestrando em Agroecologia.

Professor substituto na Universidade Estadual do Maranhão.

Professor da Faculdade Pitágoras, São Luís-MA.

Como Citar
da Silva, R. F. C., Pinheiro, E. M., Serra, M. C., Rodrigues, A. da L. P., & Vieira, A. C. S. (2018). PLANO DE NEGÓCIOS DE UMA MICROCERVEJARIA ARTESANAL, MARANHÃO. Exatas & Engenharias, 8(21). https://doi.org/10.25242/885X82120181133

Referências

  1. ARANHA, C. (2014). Com o Copo Cheio. Exame PME. Disponível em: < http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/76/noticias/com-o-copo-cheio> Acesso em: 17 de out. 2015.
  2. ARAÚJO, A. (2013). Planejamento Estratégico com enfoque no planejamento financeiro. Revista Especialize. Goiânia, nº.5, v. 01, jul.
  3. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDUSTRIA DA CERVEJA. (2014). Anuário 2014. Disponível em: Acesso em: 15 ago. 2015.
  4. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MICROCERVEJARIAS. ABRACERVA Em Ação. (2014). Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2015.
  5. BECK, M.; MENEZES, J. (2014). O potencial da cerveja artesanal brasileira: uma análise econométrica. Disponível em Acesso em: 05 set. 2015.
  6. CARROLL, G.; SWAMINATHAN, A. (2000). Why the Microbrewery Movement? Organizational Dynamics of Resource Partioning in the U.S. BrewingIndustry. American Journal of Sociology, Chicago, nº. 3, v. 106, p. 715-762, nov.
  7. CERVIERI JÚNIOR, O. (2014) et al. O setor de bebidas no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 40, p. [93]-129, set.
  8. CHARTERED INSTITUTE OF MARKETING. (2009). Marketing and the 7Ps: A Brief summary of marketing and how it Works. Maiden head, Berkshire. Disponível em: Acesso em: 18 set. 2015.
  9. DAUGHERTY, K. (2015). CraftBeer in the United States. Disponível em: https://public.tableau.com/profile/kathryn.khaki.daugherty#!/vizhome/CraftBeer/CraftBeerintheUS> Acesso em: 20 de out. 2015.
  10. ESTARQUE, M. (2015). Brasil na rota dos sommeliers de cerveja. Disponível em < http://www.dw.com/pt/brasil-na-rota-dos-sommeliers-de-cerveja/a-18595300>. Acesso em: 12 de set. de 2015.
  11. FOOD MAGAZINE. (2015). A Hora e a vez das Cervejas Artesanais. Disponível em: Acesso em 21 ago. 2015.
  12. MARCUSSO, E. F (2015). As microcervejarias no Brasil atual: Sustentabilidade e Territorialidade. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de São Carlos.
  13. MARTINS, P. K. B.; FERREIRA, V. S. (2013). Produção artesanal de cerveja com gengibre. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  14. MEDEIROS, A. W. et al. (2010). Análise SWOT: A Simplicidade como eficiência. In: XVI Seminário de Pesquisa do CCSA, Natal.
  15. MEGA, J. F.; NEVES, E.; ANDRADE, C. (2011). A Produção de Cerveja no Brasil. Revista CITINO. Barra do Bugres, No. 01, V. 1, out./dez.
  16. MEUSSDOERFFER, F. (2009). Handbook of Brewing: Process, Technology, Markets. Weinheim: Wiley-VCH Verlag&Co, 2009.
  17. OSTERWALDER, A. (2004). The Business Model Ontology: a proposition in a design science approach. (Tese de Doutorado em Gestão da Informação). Universidade de Lusanne.
  18. OSTERWALDER, A; PIGNEUR, Y. (2011). Business Model Generation - Inovação em Modelo de Negócios: Um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books.
  19. PALMER, J. (2006). How to Brew. EUA: Brewers Publications.
  20. PEREIRA, P. M. (2004). A dinâmica competitiva da indústria de refrigerantes no Brasil: Uma abordagem pelas cinco Forças de Porter e comportamento do consumidor. São Paulo: FGV.
  21. PORTER, M. E. (2004). Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus.
  22. REBELLO, F. F. (2009). Produção de Cerveja. Disponível em < http://agrogeoambiental.ifsuldeminas.edu.br/index.php/Agrogeoambiental/article/view/224 >. Acesso em: 12 de set. 2015.
  23. SABINO, A. (2015). Tributação Especial faz cervejarias prosperarem no Reino Unido. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/10/1695190-tributacao-especial-faz-cervejarias-artesanais-prosperarem-no-reino-unido.shtml> Acesso em: 16 nov. 2015.
  24. SANTOS, V. C. F. (2014). Uma análise empírica sobre as preferências do consumidor brasileiro de cervejas artesanais. (Dissertação de mestrado de economia). Fundação Getúlio Vargas.
  25. SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (2014). Potencial de Consumo de Cerveja no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2015.
  26. SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. (2010). Como montar uma microcervejaria. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2015.