Main Article Content

Resumo

Neste estudo da condução térmica em aço e alumínio, a obtenção da temperatura em diferentes pontos ao longo de duas seções, uma de aquecimento e outra de resfriamento, possibilitou a análise de variáveis físicas do sistema, tais como gradiente térmico e condutividade térmica. Obtiveram-se distintos parâmetros térmicos para o sistema de latão de 25 mm com seção intermediária de alumínio ou latão por meio de um equipamento do módulo TE6A da DIDATECH. O fluxo térmico na amostra de latão/alumínio apresentou maior transporte de calor que comparado à amostra de latão/aço. Ademais, o comportamento do perfil de temperatura do sistema latão/alumínio apresentou-se próximo do previsto teoricamente.

Palavras-chave

Fenômenos de Transportes Experimental Transferência Térmica Condução de calor Perfil de temperatura Condutividade térmica Gradiente térmico

Article Details

Biografia do Autor

Igor Moraes Bezerra Calixto, Universidade Federal do Amazonas

Estudante de Engenharia Química da Universidade Federal do Amazonas desde 2014 com previsão de formação para 2018. Tem experiência em tratamento de resíduos, avalaiação experimental de transferência de calor em equipamentos de condução, gerenciamento de projetos e áreas afins.

Yanne Katiussy Pereira Gurgel Aum, Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Departamento de Engenharia Química (DEQ)

Possui Graduação (2010), Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Professora Adjunto I na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Petróleo, Alimentos e Operações Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e transporte de petróleo, acidificação de poços, tecnologia de tensoativos e operações da indústria de alimentos.

Luyara de Almeida Cavalcante, Departamento de Pós-Graduação de Engenharia de Materiais; Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Pós graduanda em Ciência e Engenharia de Materiais, possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Foi Professora Auxiliar I na Universidade Federal do Amazonas - ICET em 2016. Atua em pesquisas no grupo de pesquisa de processos industriais GPI-UFAM e no grupo de pesquisa Laboratório de Materiais Compósitos - CompMat.

Yan Monteiro Silva, Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Atualmente estudante de graduação em Engenharia Química na Unuiversidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de bioprocessos, química inorgânica e processos químicos.
Como Citar
Calixto, I. M. B., Aum, Y. K. P. G., Cavalcante, L. de A., & Silva, Y. M. (2019). VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DE PARÂMETROS TÉRMICOS EM DIFERENTES MATERIAIS. Exatas & Engenharias, 9(24). https://doi.org/10.25242/885X92420191377

Referências

  1. CALLISTER, W. D., Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução. John Wiley & Sons, Inc., 2002.
  2. ÇENGEL, Y. A.; GHAJAR, A. J. Transferência de Calor e Massa: uma Abordagem Prática. 4. ed. McGraw-Hill Interamericana, 2012.
  3. DIDATECH. Módulo de bancada de condução térmica linear TE6A, São Paulo/SP, 2018
  4. FOUST, A. S., WENZEL, L. A., CLUMP, C. W., MAUS, L. ANDERSEN, L. B. Princípios das operações unitárias. LTC, segunda edição, 2012.
  5. GEANKOPLIS, C.J. Transport Process and Unit Operation. 4ª edição, Prentice-Hall International, 2003.
  6. INCROPERA, F.P.; DEWITT, D.P. Fundamentos de transferência de calor e massa. 5ed, Rio de Janeiro, 2008.