Main Article Content

Resumo

Este estudo avaliou o Programa de Gestão Ambiental de áreas adjacentes ao Campus Arthur Virgílio Filho da Universidade Federal do Amazonas tendo como enfoque a Avenida Grande Circular. Como se sabe, o processo de caracterização e gestão ambiental de uma região é um processo que exige a confiabilidade de dados primários e secundários, uma vez que estas informações obtidas são importantes no processo de estudo em termos qualitativos e quantitativos de uma região. Para isso, dados oficiais e legais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Plano Diretor do Município, legislações municipais de ocupação do território foram usados.

Dentro disso, realizou-se uma análise quanto ao processo de ocupação, presença de edificações, tipos de resíduos sólidos gerados, principais construções, fluxo de trânsito na região, presença de áreas verdes e arborização na região representada pelos limites da Avenida Grande Circular com o Campus UFAM. Assim, avaliou-se como o processo de ocupação nas áreas limítrofes da Universidade Federal do Amazonas ocorreu nas últimas décadas, observando-se que o crescimento ocorreu de forma desordenada e sem planejamento urbano. 

Palavras-chave

engenharia civil gestão ambiental zoneamento

Article Details

Biografia do Autor

Igor Moraes Bezerra Calixto, Universidade Federal do Amazonas

Tem experiência na área de Engeharia Química e nas com enfoque na área de tratamento de resíduos sólidos, gerenciamento e gestão de projetos. Foi monitor das disciplinas Fisico-Química I do Departamento de Química em 2016 e de Fenômenos de Transportes I em 2017 e Operações Unitárias III em 2018 do Departamento de Engenharia Química. Participou da IV e V Semana Acadêmica de Engenharia Química (2016 e 2017). Menção honrosa em participação de Simulados no Ensino Médio. Possui cursos de formação complementar no uso do programa computacional Matlab e uso da calculadadora HP50g.
Como Citar
Calixto, I. M. B., Rodrigues, C. H. M., Oliveira, G. H. F., Ribeiro, M. C., & Farias, R. A. (2019). GESTÃO AMBIENTAL E ZONEAMENTO DE ÁREAS ADJACENTES DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFAM. Exatas & Engenharias, 9(25). https://doi.org/10.25242/885X92520191406

Referências

  1. ARAÚJO, L.M. de. Produção do espaço intra-urbano e ocupações irregulares no conjunto habitacional de Mangabeira, João Pessoa - PB. Pesquisa em andamento junto ao programa de Pós Graduação em Geografia da UFPB, 2005.
  2. CAVALCANTI, D.C. Geoprocessamento aplicado à proteção ambiental do Campus Ufam. Dissertação de Mestrado, Manaus, 2012.
  3. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO AMAZONAS. Plano Diretor da Universidade do Amazonas. 1978-1982. Manaus, 1977.
  4. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Noções Básicas de cartografia. Rio de Janeiro, IBGE, 1999.
  5. SILVIA FOSBERG, M.C. Protecting na urban forest reserve in the Amazon: a multi-scale analysis of edge effects population pressure and institutions. Tese de Doutorado, Indiana University, 1999.