DIMENSIONAMENTO DE TUBOS DE AR COMPRIMIDO COM A FINALIDADE DE AUMENTAR A VELOCIDADE DE ESCOAMENTO E DIMINUIR FORÇAS EXCESSIVAS

Marcus Vinícius Da S. P. Vieira

Resumo


 

O ar comprimido é um dos principais fluídos utilizados para automatização de sistemas. Estes dão se o nome de circuitos pneumáticos. Além dos circuitos pneumáticos, existem os circuitos hidráulicos, e a diferença entre eles se relaciona com compressibilidade, velocidade de escoamento e força. Um circuito pneumático possui boa velocidade de escoamento do fluído, fazendo com que os atuadores trabalhem de forma mais rápida e com menos força. Já um circuito hidráulico, o fluído no estado líquido possui uma velocidade de escoamento inferior ao do ar comprimido, porém suporta cargas superiores que o pneumático. Então, a grande vantagem de se optar para utilizar um circuito pneumático, é por conta da sua velocidade de atuação. A automação pneumática pode ser aplicada em motores pneumáticos, portas automáticas ou até mesmo em empurradores. Este ultimo exemplo citado, dependendo do produto o qual ele está sendo submetido a empurrar, caso a massa não seja de valor elevado, a força que o sistema aplica acaba sendo maior do que o mínimo necessário para continuar realizando o trabalho com eficiência. A minha proposta é trabalhar no dimensionamento das linhas pneumáticas, visando compensar essa força excedida em velocidade de atuação, e com isso, aumentar a produtividade. A metodologia para o dimensionamento seria aplicar o princípio de Bernoulli, onde eu diminuiria o diâmetro da tubulação, aumentando a velocidade (Q = V.A, onde Q = Vazão em m³/s; V = velocidade em m/s; A = área do tubo em m²).

 

Palavras-chave: pneumática, Bernoulli, aumento de velocidade de escoamento.


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DOI: https://doi.org/10.25242/885X82220181563

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