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Resumo

 

Esta ação originou-se no âmbito da disciplina Psicologia do Desenvolvimento do curso de Educação Física. O objetivo foi refletir sobre o favorecimento da educação física em situações diversas da existência humana. Outro objetivo era abordar, de maneira prática, a temática Atividade Física e Desenvolvimento do Adolescente, mais especificamente adolescentes com necessidades especiais. Na metodologia realizou-se uma visita a Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (APOE -Campos dos Goytacazes/RJ). Com o devido consentimento da instituição, ocorreu a observação in loco dos sujeitos de pesquisa, bem como uma entrevista semiestruturada com a coordenadora de um dos projetos desenvolvidos com os referidos adolescentes. A partir das informações obtidas uma série de exercícios físicos foi idealizada para trabalhar dificuldades específicas por meio da ludicidade e do Movimento. O treino foi descrito e exemplificado por meio de fotos e vídeos de simulação de cada exercício que compunha a série. Nos resultados foi possível levantar os dados gerais da instituição e sua história. Na entrevista com a Coordenadora do projeto com os adolescentes da APOE identificou-se o número de alunos, faixa etária, perfil de necessidade específica, limitações físicas e psicossociais presentes. Na Observação in loco foi possível fazer um reconhecimento do espaço físico disponível da instituição. Unindo todas estas informações idealizou-se um circuito com atividades físicas pertinentes às necessidades e que atendesse a uma Função Socializante: Corrida em zigzag / Salto em Bambolê / Arremesso de Bola / Exercício de Rolamento.  Para ilustrar o circuito proposto utilizou-se de registros por meio de imagens e vídeos com a simulação das atividades. O circuito idealizado poderá ser utilizado se futuramente aprovado por profissionais já formados em educação física. A experiência do contato com os adolescentes ampliou significativamente o desejo de se desenvolver um trabalho prático com eles, já que nesta ocasião a tarefa era tão somente enunciar um projeto. Conclui-se pela importância da educação física para o desenvolvimento deste segmento etário e educacional específico. Todas as pessoas possuem diferenças individuais, todavia acredita-se que o esporte pode ser um espaço de prazer e de igualdade para todos.

Palavras-chave

atividade física desenvolvimento humano necessidades especiais.

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Como Citar
B. NASCIMENTO, F., DE S. P. FLORINDO, D., H. BARROSO, M., C. ALENCAR, V., & H. RIBEIRO-ANDRADE, E. (2018). ATIVIDADE FÍSICA E DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Humanas Sociais & Aplicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181577