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Resumo

O direito a Educação neste país é garantido pela constituição federal de 1988, em seu artigo 205, na Lei Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96 e no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 (ECA). Apesar de ter seu acesso garantido, a permanência das crianças e dos adolescentes na escola ainda é um desafio para toda a sociedade e, não apenas os profissionais de educação e pais. Se situarmos essa realidade na escola pública veremos a gravidade do assunto. Dados oficiais do Ministério da Cultura dão conta de que é alarmante o abandono escolar, com quase a metade dos jovens brasileiros não adentrando o segundo segmento do ensino fundamental na rede pública de ensino.por essa razão este estudo objetivou entender a responsabilidade e a função do educador físico neste processo. Acredita-se, pelo próprio potencial transformador contido na aprendizagem do movimento humano, o educador físico possa estar sendo subutilizado como um agente transformador, contribuinte na diminuição e redução desse fenômeno que é o abandono escolar. Foi utilizada a técnica de Revisão de Literatura Narrativa para este estudo. Nesta técnica de pesquisa não se aplicam estratégias de buscas sofisticadas e exaustivas, a seleção de estudos e a interpretação das informações podem estar sujeitas a subjetividade dos autores. Constatou-se que a educação física escolar na rede publica de ensino contribui positivamente e decisivamente para a diminuição ou redução da evasão escolar. Verificou-se que, ao utilizar-se de ferramentas como as danças, os jogos e as lutas na escola, ou seja, as atividades corporais, o educador físico oportuniza aos alunos a promoção da autoconfiança e a ambiência favorável a aprendizagem de habilidades sociais, que podem contribuir para superar o abandono escolar, segundo alguns pesquisadores do tema.

 

Palavras-chave

Educação física escolar abandono escolar educador físico

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Como Citar
BARRETO DA SILVA, A. L., SANTOS, G. D., & TERRAS ARÊAS NETO, N. (2018). O EDUCADOR FÍSICO COMO UM AGENTE TRANSFORMADOR E CONTRIBUINTE PARA A REDUÇÃO DO ABANDONO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. Humanas Sociais & Aplicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181627