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Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido por estudantes do curso de Psicologia do segundo período da Instituição de Ensino ISECENSA na matéria metodologia de pesquisa em psicologia e teve como objetivo principal aferir junto a alunos do curso de Direito o que estes pensam acerca do que a Psicologia deveria estar pesquisando. O tipo de pesquisa utilizada foi quali-quantitativa e o procedimento técnico utilizado foi o estudo de campo. Foram abordados vinte (20) estudantes de média de idade por volta dos dezenove (19) anos no mesmo dia e no mesmo local. Todo o processo de entrevistas e recolhimento de dados durou cerca de duas (2) horas. Ambos os sexos apareceram nas mesmas proporções. Todos os entrevistados cursam Direito numa instituição privada em Campos dos Goytacazes. Ressalte-se que a maioria dos entrevistados demonstraram interesse em ter a cópia do TCLE (Termo de Consentimento Livre Esclarecido) que os informava sobre o que se tratava e o que eles estariam assinando. Foi feita uma pesquisa espontânea aos entrevistados perguntando quais são os temas que a Psicologia deveria tratar. Dentre os assuntos mais citados destaca-se temas relativos a subjetividade da mulher, o universo infantil, criminologia e ciência política. Os resultados apontam a interdisciplinaridade e a possibilidade de diálogo entre o Direito e a Psicologia. o resultado, mas à uma reflexão a partir dele. Infere-se que estes traços do processo decisório podem ser vistos em outros discursos nas mesmas faixas etárias quando da ampliação da amostra, sendo essa a principal sugestão para futuras pesquisas sobre o tema. Entende-se ser  de fundamental importância aprofundar estudos como este, com o objetivo de reconhecer, analisar, e ajudar atletas e treinadores em suas tomadas de decisão em seus desportos.

 

Palavras-chave

pesquisa pesquisa em psicologia direito

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Como Citar
ALMEIDA, E., GOMES, N., & H. RIBEIRO-ANDRADE, ÉRICA. (2018). PSICOLOGIA APLICADA A OUTRAS ÁREAS: UMA PESQUISA COM ESTUDANTES DE DIREITO. Humanas Sociais & Aplicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181648