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Resumo

A investigação sobre a Intenção Empreendedora (IA) dos universitários torna-se relevante para o incentivo ao surgimento de novas empresas e o desenvolvimento do empreendedorismo na sociedade. Para tanto, faz-se necessária à construção de um modelo de pesquisa capaz de avaliar os fatores que influenciam a IA. O conhecimento sobre quais fatores são mais relevantes para determinar a IA, possibilitará que as universidades atuem no preparo dos universitários para o mercado de trabalho, as empresas conseguirão gerenciar de forma eficaz seus colaboradores e o governo poderá auxiliar os mesmos por meio do desenvolvimento de políticas públicas. Este estudo evidenciou a construção de um modelo de pesquisa para avaliar a IA dos universitários a partir dos fatores apresentados em 20 artigos científicos no período entre 2011 e 2018. A partir do estudo foi elaborado um modelo de pesquisa com 14 questões na ferramenta Google Forms. A validação do modelo foi realizada por meio de pré-teste com 90 formulários aplicados a universitários de 13 Instituições de Ensino Superior de Campos dos Goytacazes-RJ. Por meio do modelo, foi possível apurar dados capazes de identificar o perfil dos universitários, dimensões entre normas subjetivas e controle comportamental percebido, maior influência no empreendedorismo e até mesmo atributos específicos para a carreira do empreendedor. Foi possível identificar que os fatores “Ter Comprometimento”, “Ter Persistência”, “Ter Proatividade” e “Reconhecer novas Oportunidades” obtiveram os maiores percentuais de concordância e “Receber uma Educação Empreendedora” o menor percentual. Vale ressaltar que, apesar da diferença, os percentuais apresentados demonstram uma variação de 17,77 % nas respostas obtidas. m:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align: justify;line-height:normal'> 

 

Palavras-chave

empreendedorismo intensão empreendedora e universitários.

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Como Citar
BAITA DOS REIS, T., & BENVINDO DE ALMEIDA SOUZA, V. (2019). INVESTIGAÇÃO SOBRE A INTENÇÃO EMPREENDEDORA (IA) DOS UNIVERSITÁRIOS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES. Humanas Sociais & Aplicadas, 9(25). https://doi.org/10.25242/887692520191846