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Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apontar os resultados
da pesquisa desenvolvida numa escola no Município de Campos
dos Goytacazes, que investiga a influência do aspecto psicomotor
na etapa de alfabetização, considerando as habilidades corporais e
motoras como pré-requisitos essenciais para o desenvolvimento do
ato gráfico e aquisição dos conceitos de leitura e escrita.
O trabalho apresenta as características e as defasagens corporais
das crianças, apontando caminhos através da prática psicomotora
em sala de aula, para reduzir as taxas de fracasso escolar e
analfabetismo.
Destaca, ainda, os dados de observação de 20 alunos, focalizando
o seu perfil psicomotor e, também, entrevistas com 20 professoras,
analisando suas concepções sobre a relação entre alfabetização
e psicomotricidade.
O trabalho tece considerações sobre a importância da formação
profissional do professor, a fim de que este seja capaz de
criar estratégias e atividades para diagnosticar as dificuldades que
surgem na etapa de alfabetização, auxiliando no desenvolvimento
das potencialidades ou na diminuição das defasagens evidenciadas
por seus alunos, o que possibilitará um processo de alfabetização e
letramento efetivo e qualitativo.

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