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Resumo

Este trabalho apresenta aspectos da relação existente entre o empregador e o empregado do setor cerâmico
brasileiro, bem como os direitos e os deveres de ambas as partes. Para obtermos resultados coerentes à
realidade, a pesquisa deu-se através de um estudo de caso realizado na Cerâmica Radar que fica situada na
cidade de Campos dos Goytacazes - RJ, onde foram abordados temas que possibilitam uma análise geral dos
processos da empresa. As informações aqui apresentadas baseiam-se em diversos textos relacionados à
Gestão de Pessoas e ao cotidiano das cerâmicas, visto que, essa área vem ganhando cada vez mais presença
nas organizações, já que muitas estão mais abertas e dispostas a tratar seus “empregados” realmente, como
colaboradores ou patrimônio ativo, incentivando a sua participação nas decisões e utilizando, ao máximo, o
talento das pessoas para a obtenção da sinergia necessária ao seu desenvolvimento, deixou de ser um
problema e passou a ser a solução para as organizações.
Palavras-chave: Empregado; Empregador; Cerâmica.

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